Arouca e Passadiços do Paiva

Apesar de ter lançado este blog em Julho de 2017 , hoje trago aqui o relato de um passeio realizado no dia 24 de Abril de 2016. Nesse dia percorremos os Passadiços do Paiva, passeámos pelo Centro Histórico de Arouca e visitámos o Museu de Arte Sacra do Mosteiro de Arouca.
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, estendendo-se por mais de 8,7 Km e estão integrado no Geopark de Arouca, este reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade e integra a Lista Global de Geoparques da UNESCO.

Passadiços do Paiva, Geopark de Arouca
Efectuámos o percurso no sentido Areinho – Espiunca pois é o menos exigente, a nível físico. A subida inicial é bastante dura, com aproximadamente duas centenas de metros de escadaria, mas depois, o perfil do percurso é sempre em sentido descendente, o que permite usufruir melhor da paisagem. Existe ainda uma entrada/saída no Vau, sensivelmente a meio do Passadiço para quem não pretenda realizar a totalidade do percurso. Perto dessa saída existe a Praia Fluvial do Vau que é um óptimo local para um piquenique. Recomendo! Nas duas extremidades do Passadiços (Espiunca e Areinho) existem parques de estacionamento, praias fluviais, cafés e táxis para o transfer de uma extremidade para a outra.
O passeio é verdadeiramente espectacular, as paisagens magnificas, pelo que, vale mesmo a pena visitar!
No fim da tarde ainda houve tempo para um passeio pelo Centro Histórico de Arouca e para visitar o Museu de Arte Sacra do Mosteiro de Arouca.
Acabamos por aqui o nosso passeio e claro trouxemos as habituais lembranças:
- Passadiços do Paiva – Geopark de Arouca
- Arouca