Trás-os-Montes – Road Trip

Hoje trago um relato de uma viagem realizada em 2016, entre os dias 29 a 31 de Outubro de 2016. Durante 3 dias realizámos uma Road Trip à região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Passámos por Vila Real, Mirandela, Bragança, Parque Natural de Montesinho, Rio Onor, Vinhais e Chaves.

Dia 1 – Vila Real e Mirandela

Na cidade de Vila Real visitámos a Igreja de São Domingos (Sé Catedral de Vila Real) e o Palácio Mateus e os jardins.

Palácio Mateus

Jardins do Palácio Mateus

De tarde seguimos para Mirandela, onde passeámos a pé pela cidade e onde é possível descobrir a Ponte Medieval de Mirandela e o Paço dos Távoras.

Mirandela

Dia 2 – Bragança e Parque Natural de Montesinho

Visitámos a pé a cidade de Bargança. Passeámos pelas ruas do Centro Histórico da Cidade e visitámos o Castelo, o Domus Municipalis, Museu Ibérico da Máscara e do Traje e a Igreja da Sé.

Castelo de Bragança

De tarde seguimos até ao Parque Natural de Montesinho onde descobrimos alguma aldeias e paisagens da região. Seguimos viagem em direcção a aldeias de Rio Onor.

Parque Natural de Montesinho

A aldeia de Rio de Onor está inserida no Parque Natural de Montesinho, sendo atravessada pela fronteira com Espanha. Do lado português denominada de Rio de Onor, e do lado espanhol denominada de Rihonor de Castilla. Esta aldeia comunitária é uma das mais bem preservadas do Parque Natural, com casas típicas serranas recuperadas em xisto com varandas alpendradas. Na aldeia fala-se ainda um dialecto próprio, o “Rionorês”, que nasceu da mistura do castelhano e do português.

A aldeia é possui casa típicas de turismo rural para alugar, um parque de campismo de Rio de Onor e uma praia fluvial. É um óptimo local para gozar um merecido momento de descanso.

Aldeia de Rio de Onor

Dia 3 – Vinhais e Chaves

Seguimos de carro pela N103 em direcção a Chaves. Esta estrada delimita em parte do Parque Natural de Montesinho e as paisagem são uma beleza única, daí termos optado por esta estrada. Efectuámos uma paragem em Vinhais. Passeámos a pé pela vila e visitamos o Castelo de Vinhais. Na conversa com algumas pessoas da vila ficamos com vontade de conhecer futuramente o Parque Biológico de Vinhais, situado em pleno Parque Natural de Montesinho, mas ficará para outra viagem. Seguimos viagem para Chaves.

Em Chaves, todos os anos entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro realiza-se a Feira dos Santos, caracterizada pelo sua Monta de Sabores e Gastronomia Transmontana, o Comercio de Rua e a tradicional Feira do Gado com o Concurso Nacional Pecuário das raças Barrosã, Maronesa e Mirandesa, o Concurso Concelhio de Suínos de Raça Bísara, o Concurso Concelhio de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana e o Concurso de Cães de Gado Transmontanos.

Ainda deu tempo para visitámos a pé o Centro Histórico de Chaves, o Castelo, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, a Igreja da Misericórdia e a Ponte Romana de Trajano. Recomendo vivamente um passeio a pé para observar as varandas das casas do Centro Histórico de Chaves, pois são de um beleza única. Por fim efectuámos uma paragem na Pastelaria Maria para comer um quentinho e delicioso Pastel de Chaves. Vale a pena a paragem!

Castelo de Chaves

Acabamos por aqui a nossa viagem e claro trouxemos as habituais lembranças:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: