Ilhas Cíes

Nos dias 3 e 4 de Agosto de 2018 fomos até ao arquipélago das Ilhas Cíes, na Galiza, em Espanha. Este arquipélago faz parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza, em conjunto com as Ilhas de Ons, a Ilha de Salvóra e a Ilha de Cortegada.

O arquipélago das Cíes é constituído por três ilhas: a Illa de Monteagudo, a Illa do Faro e a Illa de San Martiño. Realizando a viagem de Ferry Boat apenas é possível visitar a Illa de Monteagudo e a Illa do Faro pois essa estão ligadas por um longo banco de areia na Playa de Rodas e por um caminho na outra extremidade do lago. A terceira só é possível aceder de barco privado.

Existe viagens de  Ferry Boat com partidas de Vigo, Baiona e Cangas. Com o objectivo de controlar e limitar o número de pessoas que visitam diariamente as Ilhas Atlânticas, é necessário pedir uma autorização prévia, obrigatória e gratuita, através do site: https://autorizacionillasatlanticas.xunta.gal.

Cais de desembarque/embarque junto à Playa de Rodas, Illa de Monteagudo, Ilhas Cíes

Antes de visitar as Ilhas Cíes é necessário saber algumas informações. Existem nove praias nas Ilhas Cíes, cinco de média/grandes dimensões e quatro de pequena dimensão. Na Illa de Monteagudo existe a famosa Playa de Rodas e a Playa de Figueiras, e ainda, praias de pequena dimensão, tais como, a Playa de Areíña, a Playa de Cantareira, a Playa de Margaridas e a Playa de Muxieiro. Na Illa do Faro existe duas praias: a Playa de Bolos e a Playa de Nosa Señora. Na Illa de San Martiño existe apenas a Playa de San Martiño. Nas ilhas existem quatro trilhos/percursos perdestes devidamente assinalados que levam aos faróis das ilhas ou aos miradouros.

Mapa das Ilhas Cíes

Para comer, existem quatro restaurantes nas ilhas, pelo menos dois em modo self-service, mas as filas costumam ser longas e morosas. Se foram só para passar o dia, recomendo levaram uma lancheira com um piquenique. Mas atenção nada de distracção, as gaivotas andam por todo o lado e gostam de roubar comida. Relativamente ao lixo, não existem caixotes do lixo nas ilhas, pelo que, todas as pessoas tem de levar de volta o seu lixo e o depositar em caixotes próprios quando regressar a casa. É possível pernoitar na ilha, no parque de campismo, com uma vista fabulosa sobre o Lago dos Nenos. Existem tendas com camas para alugar ou podem levar tenda própria. Este é o único alojamento disponível nas ilhas e a reserva é obrigatória.

Parque de Campismo, Illa do Faro, Ilhas Cíes

Playa de Rodas

Na Illa de Monteagudo encontramos a Playa de Rodas, considerada pelo jornal inglês The Guardian, em 2006, como a mais bonita do mundo.

Playa de Rodas, Illa de Monteagudo, Ilhas Cíes

Playa de Figueiras

A Playa de Figueiras, também na Illa de Monteagudo, é conhecida por ser uma praia nudista.

Playa de Figueiras, Illa de Monteagudo, Ilhas Cíes

Lago dos Nenos

Entre a Illa de Monteagudo e a Illa do Faro existe um maravilhoso lago, o Lago dos Nenos, um local fabuloso cheio de biodiversiade.

Lago dos Nenos, Ilhas Cíes

Lago dos Nenos, Ilhas Cíes

Lago dos Nenos, Ilhas Cíes

Lago dos Nenos, Ilhas Cíes

Playa de Nosa Señora

Na Illa do Faro existe uma pequena praia, a Playa de Nosa Señora, excelente para mergulhos, com água verde cristalina.

Playa de Nosa Señora, Illa do Faro, Ilhas Cíes

Illa de San Martiño

Só é possível descobrir a Illa de San Martiño de barco privado. Nesta ilha é possível encontrar a Playa de San Martiño e o farol da ilha, o Faro de Bicos.

Illa de San Martiño, vista da Illa do Faro, Ilhas Cíes

Gostamos imenso de conhecer estas ilhas. Tenho apenas pena da quantidade de pessoas que visitam as ilhas em época alta. Agora entendo a necessidade de limitar o número de pessoas que visitam as ilhas diariamente. Este ecossistema é muito frágil e tem de continuar a ser protegido. Felizmente estas ilhas são candidatas a Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Prosseguimos viagem até Baiona e claro trouxemos a habitual lembranças:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: