Ludwigsburgo (Ludwigsburg)

Nos passados dias 14 a 20 de Janeiro de 2019, numa viagem de trabalho, fui de novo até Estugarda (Stuttgart), na Alemanha. É uma cidade que me é familiar e que já apresentei neste blog (ver artigo aqui). Apesar de não ter tido muito tempo para me dedicar ao turismo, aproveitei a viagem para conhecer a cidade de Ludwigsburgo e o seu palácio. Na mesma viagem visitei ainda a cidade de Esslingen am Neckar (ver artigo aqui).
A norte de Estugarda (Stuttgart), a cerca de 20 minutos de comboio, localiza-se a cidade de Ludwigsburgo. O seu palácio é o maior palácio barroco da Alemanha e uma das maiores residências barrocas da Europa. A sua construção começou em 1704 de acordo com os desejos do duque Eberhard Ludwig de Württemberg (reinado de 1693 a 1733). Inicialmente o duque apenas desejava construir um pavilhão de caça. A área em torno de Ludwigsburgo era uma das áreas de caça preferida pela família real Württemberg por gerações antes da fundação de Ludwigsburgo. Mas devido à sua ambição e por causa de sua amante, ele distanciou-se da sua esposa e fez de Ludwigsburgo o seu refúgio.

Palácio de Ludwigsburgo

Palácio de Ludwigsburgo

Palácio de Ludwigsburgo
Para além do palácio o duque planeou fundar uma cidade barroca ideal mesmo ao lado. A partir de 1709, ele tentou atrair novos moradores para Ludwigsburgo com uma série de incentivos e em 1718, Ludwigsburgo foi elevada a cidade e capital do país de Württemberg.

Ludwigsburgo

Igreja Protestante de Ludwigsburgo

Igreja Católica de Ludwigsburgo
Com a morte Eberhard Ludwig em 1733, o seu primo e sucessor Karl Alexander, Duque de Württemberg, ordenou que a capital de Württemberg fosse novamente transferida para Estugarda.
E claro trouxe as habituais lembranças:
- Palácio de Ludwigsburgo, Ludwigsburgo
- Palácio de Ludwigsburgo, Ludwigsburgo