Peniche e Cabo Carvoeiro

A 7 e 8 de Agosto de 2019 fomos até Peniche. Peniche é conhecida pelas suas praias, surf, pesca, gastronomia e por ser o ponto de partida/chegada para o Arquipélago das Berlengas. Para além disso, Peniche possui vasto património histórico. A Fortaleza de Peniche, foi utilizado inicialmente com estrutura defensiva do reino e mais tarde como prisão politica durante a ditadura fascista de António de Oliveira Salazar.

Peniche

No século XII, Peniche era uma ilha e Ribeira de Atouguia (actualmente Atouguia da Baleia) na foz do rio São Domingues possuía num dos mais importantes portos portugueses da Idade Média e era a uma das portas de entrada de cidades tais com Leiria, Óbidos, Santarém, Torres Vedras e Lisboa. Com o passar dos anos, as correntes marítimas e os ventos levaram ao assoreamento da baía, levando a que a ilha de Peniche se uniu-se ao continente. A difícil navegabilidade no interior do estuário provocou o inevitável desaparecimento do porto e, consequentemente, a deslocação da sua população, estruturas defensivas e portuárias para Peniche no séc. XVI. Assim, por volta de 1570 foi concluida a construção da Fortaleza de Peniche, denominado de Castelo da Vila, durante o reinado de D. Sebastião.

Fortaleza de Peniche

No século XVII, ditadura fascista, a fortaleza foi utilizada com prisão, principalmente a partir de 1934 quando foi entregue à jurisdição da PVDE (Polícia de Vigilância de Defesa do Estado) e posteriormente à PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado). Por aqui passaram centenas de presos políticos, cumprindo penas longas numa prisão com um regime alimentar deficiente, limites nos contactos com as famílias, isolamento, proibição de acesso a livros, ect. Actualmente a Fortaleza é visitável e possui uma exposição sobre o Estado Novo no seu interior.

Fortaleza de Peniche

No extremo da Península de Peniche, existe ainda o Cabo Carvoeiro. Devido aos inúmeros naufrágios ocorridos, foi erguido na falésia o Farol do Cabo Carvoeiro. Do cabo é possível avistar o pequeno arquipélago das Berlengas.

Cabo Carvoeiro

Farol do Cabo Carvoeiro

Farol do Cabo Carvoeiro

E claro trouxemos as habituais lembranças:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: